quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Poltrona Barcelona -História

Cadeira Barcelona é uma cadeira desenhada por Mies Van der Rohe e Lilly Reich para o Pavilhão Alemão da Exposição Internacional de Barcelona de 1929. Até hoje, uma das cadeiras mais apreciadas por designers de produto, ela é composta pelas duas peças (encosto e apoio para pés).
A Cadeira Barcelona faz parte de um projeto completo de design de interior, composta por mesas, bancos e outros mobiliários.
Mies foi um dos pioneiros no desenho de móveis com estrutura de aço tubular, permitindo a produção em escala industrial, um dos preceitos da Bauhaus, onde lecionava na ocasião.
 Lilly Reich era designer de interiores responsável pela concepção e organização de muitas das exposições internacionais da época. Nasceu em Berlim e começou sua carreira como designer de produtos têxteis e roupas femininas. Essa experiência foi a formação para ela, dando-lhe um interesse especial em contraste de texturas e materiais, e habilidades específicas no que diz respeito ao uso de tecidos em peças de mobiliário
Já Ludwig Mies Van der Rohe era famoso pela combinação de artesanato com belas-artes no mobiliário acessível e casas bem projetadas. Nasceu em Aachen, Alemanha em 1886 e morreu em Chicago, Illinois em 1969. Influenciado pelo arquitecto prussiano Karl Friedrich Schinkel e seu uso de simples formas cúbicas, o jovem empregado no negócio de pedra-escultura de seu pai começou logo a confraternizar com o melhor da sociedade cultural de Berlim na década de 20. Ele entrou na escola de Design Bauhaus e criou clássicos modernistas. Como muitos arquitetos, entendeu a importância de usar o mobiliário correto para completar a finalidade da construção, a harmonia no design.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chute o balde!