segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Quem foi Piet Mondrian?

(1872-1944)


(1924)Wikipédia

Piet Mondrian nasceu e foi criado em ambiente rural, de família religiosa seu pai era pastor puritano.Piet criou peças em cores primárias e quando decidiu trabalhar com arte seus pais consideraram que o seu ofício era pecado.
Para agradar os pais Mondrian prometeu formar-se em arte e dar aulas, mas em pouco tempo percebeu que não tinha vocação para lecionar.Ao manifestar a família a vontade de se dedicar apenas a pintura foi desaprovado pelo pai, mas mesmo assim continuou e começou a pintar telas naturalistas e impressionistas.
Estudou na Academia de Belas Artes de Amsterdan de 1892 a 1895 e depois começou a pintar. Os primeiros trabalhos de Mondrian, na sua grande maioria, eram pinturas de calmas paisagens em tons suaves de cinza, cor de malva e verdes escuros. Por volta de 1908, sob a influência do pintor holandês Jan Toorop, começou a experimentar cores mais brilhantes no intuito de transcender a natureza, criando uma série de pinturas de árvores e flores nas quais desenvolveu um estilo cada vez mais abstrato.
A partir de 1917 até a década de 1940 desenvolve sua grande obra neoplástica,se caracteriza por pinturas cujas estruturas são definidas por linhas pretas ortogonais.Essas linhas definem espaços que se relacionam de diferentes modos com os limites da pintura, e que podem ou não serem preenchidos com uma cor primária: amarelo, azul e vermelho, decisão que mostra sua estreita relação com as teorias estéticas da Bauhaus e da Escola de Ulm.Os blocos de cor, pintados de modo fosco e distribuidos assimetricamente, reforçam a idéia de um movimento superficial que se estende, indicando que o pintor investia na percepção de sua obra como uma abstração materialista e sem profundidade, criticando a pintura histórica enquanto produzia uma abstração racionalista e sobretudo concreta do mundo. Sua obra, muitas vezes copiada, continua a inspirar a arte, o design, a moda e a publicidade que a apropriam como design, sem necessariamente levar em conta sua fundamental e filosófica recusa à imagem.
Em 1942 e 1943 realiza a série Broadway Boogie-Woogie, em que dá ritmo e expressividade à sucessão de pequenos planos que ganham colorido mais vivo. Sua intenção é reproduzir as luzes da cidade. Morre em Nova York.

Conheça algumas obras de Piet Mondrian:











O que é Neoplasticismo?

Refere-se ao movimento artístico de vanguarda capitaneado pela figura de Piet Mondrian, relacionado à arte abstrata.O Neoplasticismo defendia uma total limpeza espacial para a pintura, reduzindo-a a seus elementos mais puros e buscando suas características mais próprias. Muitos de seus ideais foram expostos na revista De Stijl (O Estilo).
Saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Neoplasticismo

Fontes para este post:
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm33/Mondrian.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Piet_Mondrian

http://www.suapesquisa.com/biografias/piet_mondrian.htm

http://www.algosobre.com.br/biografias/piet-mondrian.html

13 comentários:

  1. qual é o nome das imagens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não se nao e nemquero saber se eu fosse tu nem procurava otario

      Excluir
    2. mais cmo naum ééé eu vou ver

      Excluir
  2. ADIMIRO MUITO O TRABALHO DE PIET MONDRIAN.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber qual é o diametro(comprimento) de cada uma das figuras que compoem o primeiro quadro aqui mostrado. aquele cheio de formas geometricas (quadrados e retangulos)... (primeiro de cima para baixo)
    Obrigada,
    anonima(o)

    ResponderExcluir
  4. Minha professora de artes me mandou ver as obras desse grande artista,e esatamente o que ela me falou"quando olhar uma obra abstrata,olhar com outros olhares".
    Mas 3 obras voltarão meus olhos até elas,"a arvore","o moinho"e a da"casa no pantano".

    ResponderExcluir
  5. eu gostaria de saber em que ano foi feito a pintura "PAISAGEM" DO PIET>

    ResponderExcluir
  6. mui bueno, per me trabajo!

    ResponderExcluir
  7. gostei, me ajudou em meu trabalho.Eu acho que todos deveriam ver estes quadros para sentirem o que estou sentindo agora, uma coisa maravilhosa, depois de ter visto estes quadros. Os quadros que eu mais gostei foram "a casa do pantano", e a "árvore".

    ResponderExcluir
  8. gosto de couves
    ou então não...

    ResponderExcluir

Chute o balde!